quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comunidade celebra a conquista de tecnologias para convivência com o semiárido

No sábado dia (07) a comunidade do Sobrado, no município de Encruzilhada, realizou uma celebração em comemoração aos benefícios que agricultores e agricultoras familiares receberam através dos projetos gestados pelo CEDASB. A comunidade foi contemplada com três tecnologias executadas pelos seguintes projetos:  Projeto Cisternas, Programa  de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido (P1MC) e o Projeto Aguadas.

Estiveram presentes na comemoração além das famílias beneficiárias, membros da equipe técnica do CEDASB, o Diretor Presidente do CEDASB Sr. Gilvan Coutinho e o Engenheiro Agrônomo Élcio Risério.

Dona Clemeência, Agricultora Beneficiária da Comunidade de Sobrado, Encruzilhada

O dia do Encontro foi marcado pela visita de alguns membros da equipe técnica do CEDASB e outros parceiros. Após uma acolhida , o grupo pôde conhecer o processo de luta da comunidade, que através da mobilização social conquistou projetos e, aos poucos, tem a sua realidade modificada como conta Dona Clemência, “A comunidade aos poucos foi encontrando o caminho da organização através de ações desenvolvidas pela associação e parceiros”. Foi a partir dessas lutas que Dona Clemência e a comunidade puderam reverter a história sofrida em história de conquista e alegria. A agricultora teve a vida marcada por lutas e muito trabalho“Após a chegada da cisterna de consumo humano as coisas ficaram melhor, já tinha água perto de casa, para mim e minhas filhas, depois veio a cisterna de produção e ainda os barreiros, tudo isso junto mudou demais a nossa vida”,  partilha Dona Clemência com o grupo.

Equipe técnica do CEDASB

O evento foi marcado pela história de luta e conquistas de homens e mulheres que fazem do semiárido um lugar viável através das suas experiências.












Do: CEDASB
Texto de Itana Fagundes, Comunicadora Popular do CEDASB.



2 comentários:

  1. Parabéns aos agricultores e agricultoras por mais essa conquista. Não tenho dúvida de que o CEDASB continuará a luta por construir um semiárido mais justo para todas e todos!

    ResponderExcluir
  2. O alcance das nossas conquistas nos motiva a continuar lutando.
    Parabéns a comunidade do Sobrado por não desistir, e por lutar sempre pelos seus ideais.
    Que o CEDASB e a ASA continuem proporcionando a todas e todos do nosso semiárido mais qualidade de vida.
    Simony Marttins.

    ResponderExcluir

Comentários