Quem Somos

O trabalho de captação de água de chuva por meio da construção de cisternas para consumo humano foi iniciado em 1999, pela CPT – Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese de Vitória da Conquista, com o apoio da CPT da diocese de Caetité, em parceria com Paróquias, Sindicatos, Associações e Movimentos Sociais, que atuam em nossa região.
A parceria e o trabalho conjunto dessas organizações possibilitaram a execução e implementação de projetos que tem como objetivo firmar as famílias camponesas na perspectiva da convivência com o semiárido.
Esse trabalho possibilitou o debate entre membros dessas organizações para a possível criação de uma entidade que pudesse trabalhar na linha agroecológica, e dar continuidade ao projeto de captação de água de chuva por meio de cisternas para consumo humano.
A partir daí foi lançada uma semente neste chão chamado Sudoeste da Bahia, e adubada com as ações e presença constante dos responsáveis por essa iniciativa. A semente desabrochou, cresceu e virou uma árvore, chamada CEDASB.
Assim, o CEDASB nasceu como resposta a uma necessidade demandada de camponeses e camponesas que lutam por um semiárido digno com vida em abundancia para todos os que nele vivem e acreditam em suas potencialidades econômicas, sociais e culturais.
Desde sua fundação, em 11 de maio de 2006, o CEDASB atua como Unidade Gestora Microrregional – do P1MC - Programa de Formação e Mobilização Social para a convivência com o Semiarido: Um Milhão de Cisternas Rurais, da ASA - Articulação no Semi-Árido Brasileiro; e além do P1MC, está executando convênios com a CAR, através do Projeto Gente de Valor, escritório de Vitória da Conquista; o Projeto Cisternas, em convenio com a SEDES; o Projeto Aguadas, em convenio com o INGA. Os convênios feitos com órgãos do Governo do Estado, são a concretização do Programa Água Para Todos. Tais ações são realizadas nos municípios de Anagé, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Encruzilhada, Manoel Vitorino, Mirante, Planalto, Poções, Ribeirão do Largo e Vitória da Conquista. Até a presente data já beneficiou cerca de 7.000 famílias com recursos públicos, oriundos do governo federal e do governo do estado da Bahia.
Em 2008 e 2009, o CEDASB participou da execução do Projeto cisternas nos municípios de Tremedal, Belo Campo, Manoel Vitorino, Ribeirão do Largo e Vitória da Conquista, pelo convenio firmado entre a Associação Divina Providencia, de Brumado e a SEDES.
Mais recentemente destaca-se o convênio firmado com a Fundação Banco do Brasil para a execução do projeto 'Reaplicação de Tecnologia Social Cisterna de Placas' em Maio de 2012, prevendo a construção de 1.092 cisternas para consumo humano no município de Cândido Sales; e desde Junho de 2012 o CEDASB atua como Unidade Gestora Territorial (UGT) do Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA.
Nascido da parceria e esforços de várias organizações da sociedade civil, o CEDASB se faz presente em ações e atividades dos que lutam pela melhoria de vida do povo que vive no semiarido baiano, particularmente no Sudoeste Baiano.

OBJETIVOS DO CEDASB

a) Colaborar no fortalecimento da organização dos agricultores e agricultoras familiares. Assessorar na identificação e busca de soluções para os principais problemas encontrados nos seus sistemas de produção e comercialização. Com isso, procurar melhorar suas condições de vida e de enfrentamento das forças políticas e econômicas adversas;

b) Colaborar na elaboração e proposição de experiências de desenvolvimento rural sustentável do ponto de vista sociocultural, econômico e ecológico;
c) Desenvolver programas e projetos que contribuam com a melhoria da convivência com o semiárido, da produção, alimentação e renda das comunidades dos agricultores e agricultoras carentes;

Nascido da parceria e esforços de várias organizações da sociedade civil, o CEDASB se faz presente em ações e atividades dos que lutam pela melhoria de vida do povo que vive no semiarido baiano, particularmente no Sudoeste Baiano.

Objetivos específicos:

a) Mobilizar, agregar e capacitar organizações da sociedade civil para a criação e implementação de programas de convivência com os ecossistemas, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável a partir do fortalecimento da agricultura familiar com base na agroecologia;
b) Planejar, organizar e executar programas de capacitação e formação de trabalhadores, trabalhadoras e técnicos;
c) Realizar ações de combate a desertificação, denunciar toda e qualquer destruição da natureza, e desenvolver práticas de melhoria, proteção e recuperação do meio ambiente;
d) Apoiar e reforçar iniciativas das organizações da sociedade civil e dos movimentos populares que busquem alternativas de vida, desenvolvendo programas de trabalho e renda, bem como ações de prevenção e tratamento de saúde, educação, esporte, lazer, saneamento, habitação, beneficiando sobretudo as camadas de baixa renda, assim como fomentar estudos e pesquisas;
e) Favorecer o intercâmbio de experiências entre os próprios trabalhadores e destes com entidades afins;
f) Registrar, sistematizar e difundir experiências em tecnologias agroecologicas, sistemas de produção agrícola, organização da produção e comercialização;
g) Produção e divulgação de subsídios necessários ao desenvolvimento de seus trabalhos e objetivos;
h) Produzir trabalhos escritos e audiovisuais, seminários, cursos, debates, conferências e congressos que digam respeito às atividades mencionadas acima.

EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
Nos últimos anos o trabalho se concentrou com maior intensidade na linha da convivência com o clima semi-árido: recolhimento da água de chuva, introdução e desenvolvimento de experiências alternativas de produção agrícola e pecuária adaptadas ao clima e à realidade local, como hortas, produção de feno e silos, apicultura, caprinocultura e educação contextualizada.

O CEDASB tem atuação na organização solidária e sustentável dos pequenos agricultores da Região Sudoeste da Bahia juntamente com outras organizações da sociedade civil enquanto Comitê Gestor da Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia.
O CEDASB participa enquanto membro e conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Vitória da Conquista.

Participa, também, com outras representações da sociedade civil organizada do Território de Vitória da Conquista, uma articulação com 24 municípios para o enfrentamento em conjunto dos seus problemas comuns. Os Governos Federal e Estadual dão valor a essa nova forma associativa.
O CEDASB em muitos eventos é convidado para dar palestras de fortalecimento da agricultura familiar e de convivência com o semiárido.

Fonte: Arquivo do CEDASB