Projetos

Projetos em Andamento


P1+2 (Projeto Uma Terra e Duas Águas)

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido da ASA.

O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos.

O 1 significa terra para a produção. O 2 corresponde a dois tipos de água - a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos. As famílias atendidas pelo P1+2 são selecionadas a partir dos seguintes critérios:


  • Famílias com acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC;
  • Mulheres chefes de família;
  • Famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade;
  • Crianças e adolescentes frequentando a escola;
  • Adultos com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Portadores de necessidades especiais.

O CEDASB atuará como executor do P1+2 em quatro municípios da região sudoeste, a saber: Anagé, Bom Jesus da Serra, Cândido Sales e Encruzilhada, com a expectativa de beneficiar 385 famílias nos 4 municípios.

Saiba mais sobre o P1+2 nesse link: http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_MENU=1151

Fonte: ASAcom




Projeto de Reaplicação da Tecnologia Social Cisterna de Placas

Fruto de um convênio assinado entre a ASA, através da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e a FBB (Fundação Banco do Brasil), este acordo integra o Programa Brasil Sem Miséria e visa a instalação da tecnologia social cisterna de placas por meio do Projeto Água Para Todos - iniciativa promovida pelo Governo Federal e que objetiva a universalização do acesso à água potável para populações urbanas e rurais.

A Parceria prevê a implantação de 60 mil cisternas em oito estados do semiárido (PI, CE, RN, PB, PE, AL, BA e MG). Participaram da assinatura do convênio o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit;  o presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), Naidison Quintela; o coordenador de programas da ASA, Antônio Barbosa; e o diretor executivo da FBB, Éder Melo.

O CEDASB, como Unidade Gestora Microrregional (UGM) da ASA, passou a executar, desde Maio/2012, a implementação de 1.092 cisternas de consumo humano no município de Cândido Sales, visando a universalização do acesso a água potável para consumo humano nas comunidades rurais.

Fonte: ASAcom


Projetos Realizados

P1MC

Iniciado em julho de 2003, o Programa de Formação e Mobilização Social do Pará Uma convivência com o Semi- Árido : Um Milhão de Cisternas Rurais - P1MC vem desencadeando um Movimento de Articulação e de convivência com o Ecossistema Sustentável do Semi- Árido, Através do fortalecimento da Sociedade envolvimento da Mobilização , civil e capacitação das Famílias, com Uma proposta de educação processual . O OBJETIVO do P1MC é beneficiar Cerca de 5 Milhões de Pessoas em Toda Região semi- árida, com água potável para beber e Cozinha, Através das Cisternas de Placas.
Cada cisterna tem Capacidade de armazenar 16 mil litros de água. Essa captada e Água das Chuvas , Através de calhas instaladas no telhado da casa. Com a cisterna, cada família fica Independente, e tem Autônoma e Liberdade de Adiar seus próprios gestores Públicos, Buscar Conhecer e Outras Técnicas de convivência com o Semi- Árido e com saúde Mais e Mais tempo das Crianças n º Cuidar , da Vida e dos estudos , Em geral


A cisterna é construída por pedreiros das próprias localidades, formados e capacitados pelo P1MC e, pelas próprias famílias, que executam os serviços gerais de escavação, aquisição e fornecimento da areia e da água. Os pedreiros são remunerados e a contribuição das famílias nos trabalhos de construção se caracteriza com a contrapartida no processo. Se a água da cisterna for utilizada de forma edequada (para beber, cozinhar e escovar os dentes) dura, aproximadamente, oito meses.


O CEDASB executou o P1MC desde a sua fundação em 2006 até Março/2012, ficando a partir de Junho/2012 o posto de UGM (Unidade Gestora Microrregional) sob a responsabilidade do ISFA (Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis), que passa a implementar o P1MC na região sudoeste. 


Resultados do P1MC alcançados pelo CEDASB:

Cisternas construídas: 5.607
Famílias mobilizadas:
Famílias capacitadas em Gerenciamento de Recursos Hídricos:
Comissões municipais capacitadas:
Pedreiros recapacitados:


Fonte: ASAcom



Projeto Aguadas


Barreiro em Bom Jesus da Serra, executado pelo Projeto Aguadas do CEDASB.
Foto de Terêncio Vieira, arquivo do CEDASB.
A palavra “aguada” é um termo bem enraizado na região semiárida do Brasil. As aguadas caracterizam-se por pequenos baixios naturais, às vezes aprofundados pelo trabalho da população local, onde se acumula a água durante o período chuvoso.

Durante séculos as aguadas foram as principais fontes de armazenamento de água para o homem e os animais da região. Porém, por ser coletada através do escoamento superficial, a água acumulada nestes reservatórios não é adequada para o consumo humano, pois carrega inúmeras impurezas. Além disso, o líquido armazenado nestes baixios está exposto a uma forte evaporação (em 12 meses chega a três metros de coluna d'água!) e boa parte restante ainda se perde por infiltração. Outro limitante desta tecnologia é que o reservatório fica a cada ano mais raso, pois as primeiras chuvas, sempre torrenciais, arrastam consigo a terra solta da superfície.

Mesmo que a questão da água potável não esteja totalmente solucionada para quem vive no semiárido, a direção está marcada. Atualmente, alternativas mais apropriadas para o armazenamento da água para o consumo humano, como a cisterna, o poço tubular ou a cacimba cavada braçalmente ao lado de um riacho ou rio temporário, estão cada vez mais comuns entre as famílias das zonas rurais. Porém, persiste a grande pergunta: de onde deve vir a água para os rebanhos e para irrigar pequenas hortas domésticas?

Reciclando tecnologias

Acreditando no aperfeiçoamento de antigas tecnologias como alternativa de Convivência para as famílias rurais do Semiárido baiano, nove organizações da sociedade civil dessa região estão desenvolvendo o Projeto Aguadas. O projeto, financiado através do Instituto de Gestão das Águas e Clima, do Governo do Estado da Bahia, pretende contribuir para melhoria da qualidade de vida nas comunidades retomando e aperfeiçoando tecnologias de captação e retenção das águas das chuvas.

As ações do projeto são simples e contextualizadas à realidade do Semiárido, com baixo custo e impactos ambientais insignificantes. Entre as vantagens do "Aguadas" estão a implantação de bombas manuais em poços tubulares cavados, mas não utilizados; a escavação de fossos estreitos e profundos, onde a água fica mais fria e evapora muito menos, e o aprofundamento da parte central de aguadas já existentes, pois com o atual formato, que muitas vezes se assemelha a pratos rasos, a água evapora com muita rapidez.

Para ativar poços tubulares já cavados, mas sem equipamentos, serão instaladas as já conhecidas BAP's – Bombas d'Água Popular, que conseguem elevar a água de uma profundidade de até 80 metros, sendo fabricadas com materiais absolutamente resistentes à corrosão.

Além disso, a população terá acesso a grandes cisternas subterrâneas de 50.000 litros, que captam também a água da superfície da terra, equipadas com armadilhas que retêm materiais arrastados pela enxurrada. Já que são cobertas, a perda por evaporação é reduzida ao mínimo. A água dessas cisternas deve ser utilizada para animais e as hortas. Ao todo serão instalados 134 equipamentos hídricos, todos pensados para fornecer água para atividades produtivas, especialmente para fornecer água para caprinos e ovinos, aves, irrigar pequenas hortas e algumas fruteiras.

Paralelamente a essas ações, são planejados novos reservatórios no formato dos já conhecidos “caxios”, rebatizados de “barreiro trincheira”. O nome deriva de “caixa” e as estas se assemelham: reservatórios profundos, de paredes íngremes, como profundidade que ultrapassa os três metros, escavados na camada metamórfica do granito. Por conta das transformações físicas e químicas, a camada amolece e recebe o nome de piçarra. Aqui as valetas adutoras são cavadas com o mínimo de declive, desembocando numa escavação em frente ao barreiro trincheira num fosso de sedimentação para a areia e barro arrastados pela água. Nesta atividade serão aplicadas 30 horas de trator para cada unidade de barreiro trincheira.

Nesse sentido, o projeto consiste na formação das famílias com base nos princípios da Convivência com o Semiárido, como a criação de animais e os cuidados com uma pequena horta. A questão fundiária torna-se o centro das discussões: a terra disponível para as famílias é suficiente para a condição do Semiárido? Quais os desafios e as alternativas existentes? No decorrer do projeto, agricultores e agricultoras familiares receberão informações por meio de assessoria técnica. Com estas medidas o projeto pretende melhorar a qualidade de vida e a geração de renda de 400 famílias em seis municípios do alto sertão da Bahia.

O CEDASB executou, em convênio com o extinto INGÁ (Instituto de Gestão das Águas e Clima) o Projeto Aguadas de Março/2010 a Maio/2012, implementando um total de 125 Barreiro de Trincheira Familiar, 03 Barreiros Trincheira coletivos, 04 Bombas D'água Popular (BAP) e 14 Limpezas de Aguadas. Vale ressaltar que os resultados atingidos foram superiores aos previstos na concepção do projeto, fruto de um bom gerenciamento dos recursos destinados, o que possibilitou a construção de mais unidades do que o previsto.

Projeto Cisternas

O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias no semiárido baiano, mediante a captação e armazenamento de água de qualidade para consumo humano e produção de alimentos. Com implantação de cisternas .Os municípios contemplados são aqueles localizados na região semiárida,onde boa parte da população vive em situação de pobreza .O trabalho é realizado junto com as famílias beneficiadas pois, leva a compreensão  da cidadania no semiárido e abre caminhos para a conquista de outros direitos, a  exemplo da saúde , educação e assistência social.

A ação é viabilizada por meio de importantes parceiras,conduzida  pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Entre os principais parceiros estão o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

O convênio firmado entre o CEDASB e a SEDES (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social) permitiu a implementação de 3.510 cisternas de consumo humano de 16.000 litros e 350 cisternas de produção, cerca de 12% superior a quantidade de unidades previstas. Tal acréscimo se deu a exemplar gestão dos recursos destinados, o que possibilitou o incremento no número de cisternas construídas.

Projeto Gente de Valor

O Objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias da zona rural do semiárido baiano no subterritório da CAR, e o fortalecimento das associações rurais, por meio da construção de cisternas para consumo humano de 18 mil litros, visando o desenvolvimento social e econômico ambientalmente sustentável com equidade de gênero.

O convênio entre o CEDASB e a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) possibilitou a implementação de 2.187 cisternas para consumo humano de 16.000 litros, nos municípios de Mirante e Caetanos, no período compreendido entre Dezembro/2007 a Abril/2010.

Atualizado em 30/07/2012

Publicado originalmente em: CEDASB