terça-feira, 26 de abril de 2011

CEDASB Realiza capacitação de Agentes comunitários de Saúde da zona Rural.

Foi realizado nos dias 19 e 20 de Abril, a capacitação de agentes comunitários de saúde da zona rural do município de Poções. Cerca de 50 agentes comunitários de saúde que trabalham na zona rural participaram de uma capacitação sobre os cuidados com a água acumulada nas cisternas. O curso teve carga horária de 16 horas e foi promovido pelo Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia – Unidade Gestora Microrregional / CEDASB UGM, por meio da Articulação no Semi-árido Brasileiro/ASA em parceria com a  secretaria de Saúde do município de Poções.
Os agentes rurais aprenderam noções básicas sobre captação de água; limpeza, tratamento e doenças que são causadas pela água contaminada. E também entenderam um pouco mais sobre a ASA/CEDASB sua política de atuação, e como eles vão poder  auxiliar as famílias beneficiadas a conviver melhor no  semiárido.
Segundo Elisangela Santos, que é agente comunitária, no município de Poções, e atende as localidades de Fazenda Piedade, Lagoa Nova e Roçado Grande. Disse que  gostou bastante e ficou conhecendo mais um pouco sobre este projeto, e foi uma experiência única participar desta capacitação. "Agora estamos mais preparados para levar informação sobre os cuidados que os beneficiários devem ter com as cisternas. Foi depois do projeto das cisternas que muita gente melhorou a qualidade de vida nas comunidades, e eu acredito que nós agentes de saúde quando saímos daqui vamos ajudar eles a conservar melhor as cisternas".

Do: CEDASB

Itana Fagundes Cruz
Comunicadora Popular do CEDASB.

3 comentários:

  1. As Capacitações é o grande diferencial dos projeto da ASA. Visando não só a construção de uma cisterna ou de um barreiro, mas, sim execução de todo o projeto com a participação das famílias e a formação das mesmas.
    Eduarda Tamires.

    ResponderExcluir
  2. Os/as agentes comunitários de saúde são parceiros fundamentais na formação das famílias para o zelo com a cisterna. Esta capacitação possibilita aos ACS oportunidade de conhecer melhor as cisternas e assim ajudar as famílias a melhor utilizá-la. É mais saúde para o/a nosso/a camponês/a.

    ResponderExcluir
  3. É MUITO INTERESSANTE ESSA CAPACITAÇÃO COM OS AGENTES DE SAÚDE. PRIMEIRAMENTE PELO IMPORTANTE SUPORTE OFERECIDO POR MEIO DESSE MOMENTO DE FORMAÇÃO, REVELANDO ASSIM A GRANDE PREOCUPAÇÃO QUE A ASA TEM; DE NÃO SOMENTE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NA CONSTRUÇÃO DAS CISTERNAS, MAS DE SE PREOCUPAR COM TODO O SEU GEERNCIAMENTO EM TODOS OS ASPECTOS.

    ResponderExcluir

Comentários