quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Depoimentos

"A cisterna me livrou de Buscar água na cabeça . Tenho água Toda horinha Que eu Quiser Beber e pra cozinhar. Olha Que beleza ! Não é? Bom demais ! A Água e de grande serventia ". (Maria Lúcia de Freitas Souza, Comunidade da Serra Batinga - Piauí )

" Para MIM Foi a Melhor Coisa do Mundo. Eu pegava água Longe Cinco quilómetros de bicicleta . Eram dois baldes de 20 litros Por dia, Fazia Duas Viagens e CADA Uma gastava Duas horas , Subindo e Descendo Uma grande ladeira . Essa água era melhorias para beber cozinhar, e Tomar Banho . Com a cisterna Que Estamos Construindo vai melhorar muito. Estou muito feliz e espero que venham outras" . (Sheila, comunidade Volta da Jurema -Maranhão)

"A gente descobriu Que Tinha Esse Projeto de Um milhão de cisternas e Conseguimos  nos organizar com o sindicato dos Agricultores RURAIS daqui de Afogados. Participamos das reuniões, treinamentos dos Sobre a cisterna e Como Que a gente utiliza a água em casa. Porquê não é só ter uma cisterna , a gente Tem que saber Tratar da água. Eu cuido da Minha cisterna Usando hipoclorito de sódio. Sou Agente de Saúde e dou Assistência em Cinco comunidades Aqui Na região. O Que a gente Vê Por Aqui é que verminose só dá em água não- tratada . Porquê no sertão sem água a gente bebe água de Açude, Que É Uma Fonte de risco muito grande a população (....) A cisterna uma Mudou Muito gente da Vida e vai Mudar a Vida de Outras Pessoas Também . " (Maria do Socorro Almeida Jacinto, comunidade de Barreiros - Pernambuco)

" Era muito Difícil AQUI. No período da estiagem muita gente dificuldades para Lavar roupa , Tomar Banho e Até Mesmo pra Beber . E , agora, com a cisterna , facilitou Tudo . Antes , a gente tinha uma água de péssima Qualidade . Por Causa Dessa água , nao só os Meus Filhos , Mas na comunidade,adoeciam Crianças Desse Negócio de diarréia , vermes , essas Coisas aí. Antes da cisterna , Quem ia Buscar água era eu e as crianças. Inclusive, tinha muitos problemas de saúde por conta disso, né? Ele TEM hérnia de disco, POR CAUSA desses tambores pesados. Agora , a gente Não Precisa Mais Buscar água.  O tempo que sobra agora é do roçado, bichos e trabalhos de casa. Como as Crianças Que ajudavam Também a pegar água, ficam mais livres pra escola . (...) A gente economiza e continua economizando PORQUE a  água é tudo. Sem comida A gente PoDE Até Passar , Mas sem água não ". ( Antônia Guilhermina Dias da Silva, Manguape - Paraíba )







Um comentário:

  1. Os depoimentos das famílias retratam de forma bastante significativa o impacto dos projetos de convivência com o semiárido desenvolvidos pela ASA na vida do povo sertanejo.

    ResponderExcluir

Comentários