terça-feira, 21 de setembro de 2010

Famílias Beneficiadas aprendem a Gerenciar os Recursos Hídricos

O período de capacitações do Programa Um Milhão de Cisternas P1MC está em andamento em 3 municípios do sudoeste baiano. As famílias capacitadas receberão explicações sob o ciclo da chuva, como manusear o solo, noções de saúde, higiene entre outros.
A série de capacitações sobre gerenciamento de recursos hídricos, realizada no semi árido baiano pelo Centro de convivência e desenvolvimento agroecológico do sudoeste da Bahia (CEDASB) começou no mês de junho com resultados positivos. Os treinamentos envolveram até o momento 484 famílias dos municípios de Mirante, Bom Jesus da Serra e Poções. A atuação é viabilizada através do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da articulação do semi-árido brasileiro.
Clemente Alves da Silva Morado, integrante da comunidade de Três Barras no município de Bom Jesus Da Serra, relatou que a luta pela garantia da água de qualidade para sua família é muito grande. “Foi bom demais a chegada desta caixa para o nosso futuro, foi uma benção de Deus, á água da caixa é a maior riqueza que eu já recebi, e com este curso eu aprendi como cuidar dela para durar a vida toda”.
A lavradora Luceni Paixão da Silva Cunha de 30 anos, também moradora da comunidade de Três Barras, relatou a sua satisfação em receber o benefício e principalmente o conhecimento adquirido na capacitação. “Vamos ter mais qualidade de vida e as doenças que nós aqui tínhamos vão acabar. As explicações que nós recebemos de cuidados com a cisterna, ciclo da chuva e como utilizar melhor o solo foi muito boa. O que eu aprendi aqui no curso vou repassar para todos que não tiveram oportunidade de participar.” finaliza.

A capacitação - Os princípios dos assuntos abordados nas capacitações são: Como utilizar corretamente as cisternas; a importância do envolvimento da comunidade com as associações comunitárias; formas de convivência com o semi árido;questões  sobre  gênero;entre outras. As famílias também têm a oportunidade de compartilhar experiências durante os dois dias de capacitação com as dinâmicas de grupo e participam de discussões sobre informações cidadãs.

Itana Fagundes 01/09/2010

As capacitações que a ASA faz é o seu grande diferencial.

Um comentário:

  1. É certo que a nossa metodologia é a melhor quando se pensa na melhoria de vida do povo do semiárido!
    A mobilização de famílias é um processo que nos permite passar informação e formação para os nossos camponese.
    Estarei contribuindo cada vez mais para a melhoria de vida do nosso povo, que já foi muito esquecido e hoje está em primeiro lugar para todos que faz parte ou contribui com o trabalho da ASA.

    Eduarda Tamires.

    ResponderExcluir

Comentários