quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Feira do Semiárido cresce em importância e reúne novos parceiros

Dona Miralva, Poço Comprido, Vitória da Conquista.Beneficiária dos Projetos da ASA
Foto do Arquivo do CEDASB.
A relevância das discussões acerca de desafios e sustentabilidade da região fez com que a 7ª Feira do Semi-Árido ganhasse novos parceiros e que fosse organizado evento paralelo de importância para as diversas comunidades baianas envolvidas. Neste sentido, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan), Governo do Estado e Petrobrás convidam a comunidade para a realização da Feira e do Fórum Baiano de Desenvolvimento no Semi-Árido, no período de 15 a 17 de dezembro no campus.
   Este ano a Feira vai abordar o tema Saberes e Fazeres do Semi-Árido Contemporâneo.   Como nas edições anteriores, é esperada a participação de centenas de pessoas de diversos municípios baianos. O objetivo é discutir os problemas dessa sub-região do Nordeste, com a identificação de desafios e as potencialidades regionais, observando a capacidade do povo para oferecer produtos e idéias que refletem tanto a convivência quanto os caminhos do desenvolvimento regional.
   Estão previstos minicursos, palestras, oficinas, roda de prosa, relatos de experiências, exposições, estandes, lançamentos de livros e atividades culturais.
   O evento pretende aprofundar a discussão na tentativa de compreender as diferentes “maneiras de fazer”, desenvolvidas pelas pessoas que convivem no semi-árido para superar os problemas impostos pelas questões socioambientais e socioculturais.
   Este ano será realizado em paralelo mais dois eventos, o Fórum Baiano de Desenvolvimento e Territorialidade no Semi-árido e o 3º Seminário de Mulheres Rurais.
   Participam do evento representantes de municípios do semi-árido e entidades parceiras, como IMA, EBDA, Acup, Associação Mariense de Apicultores (Amapi), Associação de Artesãs do Papagaio, Associação de Produtores Orgânicos, Cesol Portal do Sertão, Catrufs, Grupo Tecer Arte, Umbigo – Grupo de Mulheres Permacultoras.
   O Fórum de Desenvolvimento é organizado através das articulações da Sedir, Seplan, Seagri, Sect e Serin com a Uefs, UFRB, BNB, Petrobrás, Desenbahia, CET, Fórum Baiano de Agricultura Familiar, ASA e Fetraf-BA. O Fórum será desenvolvido nos dias 15 e 16 de dezembro.

Informações podem ser obtidas através do telefone da Pró-reitoria de Extensão – 3224-8026/ 3224-8154 ou acessando o site do evento  http://www.uefs.br/feiradosemiarido

Um comentário:

  1. Esta feira veio para fortalecer a ASA,trazendo novos parceiros que chega para contribuir cada vez mais com a convivência no semiarido.Dessa forma o projeto irá icentivar agricultutores a não desistirem dos seus sonhos.

    ResponderExcluir

Comentários