sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Consea e ActionAid homenageiam o presidente Lula

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e a organização não-governamental ActionAid entregaram na manhã desta quinta-feira (25) uma placa de agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A homenagem “é um reconhecimento pelas conquistas e avanços na área de segurança alimentar nos últimos oito anos”.
A placa foi entregue pelo conselheiro Naidison Baptista,  representando os integrantes do Consea e das entidades da sociedade civil, durante as atividades do III Seminário Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Naidison também é presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia e integrante da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).   
O seminário reúne cerca de 800 pessoas, entre representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada e de gestores públicos das três esferas de governo.
O PAA foi criado em 2003, a partir de articulação do Consea com o Governo Federal. É uma ação estruturante da estratégia Fome Zero. De um lado, adquire por preço justo alimentos de agricultores familiares; de outro, distribui os produtos aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social e alimentar. O objetivo é promover o direito humano à alimentação adequada e assegurar o princípio da soberania alimentar do País.
Por meio de convênios firmados via editais públicos e termos de cooperação, o programa pode comprar de cada produtor até R$ 8 mil por ano. Esses alimentos são distribuídos para a rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição do MDS, como Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos; para a rede socioassistencial - creches, asilos, instituições filantrópicas - e para escolas públicas.
Presente em 2,3 mil municípios brasileiros de todas as regiões, o PAA atende a cerca de 160 mil agricultores familiares por ano. A produção comprada desses agricultores abastece em média 25 mil entidades, cerca de 15 milhões de pessoas. Desde o início do programa, já foram investidos R$ 3,5 bilhões para a compra de 3,1 milhões de toneladas de alimentos. Os recursos são provenientes do MDS e do MDA.

O Seminário é promovido pelo MDS, MDA, Consea e Conab.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Encontro Microrregional do CEDASB


O Centro de Convivência e Desenvolvimanto Agroecológico do Sudoeste da Bahia - CEDASB, através do Programa de Formação e Mobilização Social Para Convivência com o Semiárido: Um Milhão de Cistenas Rurais - P1MC, realiza nos dias 25 e 26 de  novembro de 2010 o Encontro Micorregional. Tal encontro é uma atividade que  faz parte do controle social dos projetos desenvolvidos pelo CEDASB e contará com a participação dos atores sociais envolvidos em todos os processos realizados ao longo da execução dos projetos. O tema do Encontro Microrregional será: ASA e Políticas Públicas para o Semiárido.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Consea faz diagnóstico sobre direito à alimentação no Brasil nos últimos 20 anos

Como estão os indicadores da segurança alimentar e nutricional dos brasileiros? Qual é a situação do direito humano à alimentação no país hoje? O que ocorreu no Brasil da Constituição de 1988 até os dias de hoje neste campo? Quais foram os avanços? O brasileiro mudou seus hábitos alimentares?
Para responder a estas e outras perguntas, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) apresenta na próxima terça-feira, em Brasília, os principais resultados do Relatório intitulado "A Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada no Brasil - Indicadores e Monitoramento: da Constituição aos dias atuais".
Os destaques do estudo serão apresentados na terça-feira, a partir das 14h45, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília, como uma das atividades da XX Reunião Plenária do Consea. "O relatório apresenta os importantes avanços que ocorreram no país desde a promulgação da Constituição de 1988 até os dias atuais, ao tempo que aponta as lacunas que persistiram", diz o documento.
Segundo o grupo de trabalho responsável pelas análises, "o documento oferece ao conselho, aos governantes e demais atores sociais envolvidos com esse tema, um diagnóstico abrangente sobre a realização do direito humano à alimentação adequada no país, além de oferecer subsídios para a construção de uma agenda propositiva para os próximos anos no campo da segurança alimentar e nutricional".
De acordo com a pesquisa, "a maioria dos indicadores analisados descreve avanços importantes na realização do direito humano à alimentação no país entre a promulgação da Constituição Federal de 1988 e os dias atuais". O documento destaca o período de 2003 a 2010, com a inserção do combate à fome e a da promoção da segurança alimentar e nutricional como prioridades do governo.
O relatório também aponta os problemas que o Brasil precisa enfrentar, como o fato de o país ser o maior comprador de agrotóxicos do mundo, o risco da liberação de sementes transgênicas, a epidemia da obesidade e o aumento do consumo de refeições prontas e de alimentos com alto teor de gorduras, açúcar e sal.
Outros entraves à realização do direito humano à alimentação, segundo o relatório, são a concentração de terras, as desigualdades (de renda, de étnias, raças e gênero) e a insegurança alimentar e nutricional dos povos indígenas e comunidades tradicionais, entre outros.
A comissão que preparou o relatório é composta por conselheiros representantes de comissões permanentes, Secretaria Executiva do órgão e representantes de diversas instituições públicas e não governamentais que participam do grupo de trabalho. 

Eleita nova diretoria da AP1MC


Coordenação Executiva Ampliada

Foi eleita hoje (18), a nova diretoria da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) para o período 2011/2012. A eleição ocorreu durante a Assembléia Geral Ordinária da Associação, que começou ontem (17), no Hotel Campestre, em Camaragibe (PE). A diretoria da AP1MC é formada por coordenadoras e coordenadores executivos da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), escolhidos nos respectivos estados.
Formada por 20 integrantes, sendo 10 titulares e 10 suplentes, a nova diretoria toma posse a partir de 1º de janeiro. Entre os titulares foram escolhidos os que comporão a diretoria-executiva: Francisca Cristina do Nascimento, da ASA Ceará; José Aldo dos Santos, da ASA Pernambuco; Valquíria Alves Smith Lima, da ASA Minas Gerais; Naidison de Quintella Baptista, da ASA Bahia; e Carlos Humberto Campos, da ASA Piauí.
Nova diretoria executiva da AP1MC
Essa diretoria-executiva era composta por três diretores. A partir de 2011 será ampliada, passando a contar com cinco integrantes. O objetivo dessa ampliação é tornar mais democráticas as decisões administrativas, uma vez que as decisões políticas são de responsabilidade do conjunto da coordenação executiva da ASA. Por fim, entre os cinco diretores-executivos foram eleitos os presidente e vice-presidente da AP1MC: Naidison Baptista e Carlos Humberto Campos, respectivamente. 

Texto publicado originalmente no site da ASA BRASIL

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Relatos Que Emocionam E Fortalecem Nossa Luta!!!

Dona Iraci, comunidade Lagoa do João
“CHEGOU O POVO DA ASA!!! VEM JOÃO...”, diz Dona Iraci chamando seu vizinho para nos receber.

Em visita ao município de Poções/BA, especificamente nas comunidades de Lagoa do João e Mulungu II, pudemos ver e sentir a emoção dos beneficiários das cisternas de consumo e de produção. A relação das famílias com toda a equipe do CEDASB/ASA, e principalmente com os projetos desenvolvidos nas comunidades, nos dá um orgulho imenso.

“A grandona quando Deus mandá as água é pra plantação e pros bichinhos, e essa pequena aí minha fia é beber, cozinhar e labutá em casa, êh maravilha!”
Dona Ana, Mulungu II, Poções.

Maravilha, também, é ver que as famílias conseguem pôr em prática os conhecimentos adquiridos e partilhados nos GRH’s[1] e GAP’S[2]. A prova é notória... estão nas paredes de suas casas, onde se visualiza os cartazes dos 10   mandamentos de cuidados com a cisterna, postos com o mesmo zelo que tratam a foto de um filho.
A visita de campo que fazemos, completa a satisfação e o imenso orgulho de todos que participam desse processo de transformação social do povo sertanejo. Receber das famílias o carinho, o respeito, e por que não dizer, a admiração, nos torna cada dia mais íntimos de suas vidas.

“É divera que da uma falta dentro de casa, aí nois pergunta: quando é que Zeca (Fabrício - animador) vem cumer o pirão mais nois, não é Lôra?”
Dona Ana, comunidade de Mulungu II.

Dona Ana ainda relata, no decorrer da conversa, as dificuldades que tinha antes por conta da falta d’água. Conta que seus filhos foram para São Paulo em busca de uma vida melhor, mas, afirma que se fosse nos tempos de hoje, com cisterna no pé da casa, com certeza seus filhos estariam todos perto dela.
Eis, portanto, os motivos que nos impulsionam a seguirmos com o nosso trabalho, transformando, o quanto for possível, a vida desses sertanejos, e promovendo a conscientização sobre as possibilidades de se viver no semiárido com dignidade.

Eduarda Tamires.
Colaboração: Eliane Almeida.
16 de outubro de 2010.



[1] Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
[2] Curso de Gerenciamento de água para a produção.